Godam – Lácteos e Derivados do leite | Minas Gerais | Rio de Janeiro | Espírito Santo | São Paulo
LEITE: Benefícios, nutrientes e a importância de consumir

O leite protege os dentes e ossos, ajuda na perda de peso, proporciona bem-estar e diminui o risco de diabetes tipo 2

 

 

 

 

BANNER SITE GODAM - 024

 

O leite é uma das melhores fontes de cálcio disponível. Por isso, este alimento é essencial para a saúde dos ossos e dentes e seu consumo irá prevenir a osteoporose. Além disso, a bebida pode contribuir para a perda de peso, proporcionar bem-estar e ainda prevenir o diabetes tipo 2. O alimento é um aliado de quem pratica exercícios e é especialmente necessário na infância e adolescência.

 

Confira qual a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção recomendada, 200 ml (um copo) de leite carrega:

Proteínas
-Leite integral – 13%
-Leite semi-desnatado – 13%
-Leite desnatado – 13%

 

Cálcio
-Leite integral – 24%
-Leite semi-desnatado – 24%
-Leite desnatado – 25%

 

Gorduras totais
-Leite integral – 13%
-Leite semi-desnatado – 7%
-Leite desnatado – 4%

 

Gorduras saturadas
-Leite integral – 20%
-Leite semi-desnatado – 9%
-Leite desnatado – 6%

 

Vitamina A
-Leite integral – 11%
-Leite semi-desnatado – 11%
-Leite desnatado – 5%

 

Fósforo
-Leite integral – 27%
-Leite semi-desnatado – 26%
-Leite desnatado – 27%

 

Magnésio
-Leite integral – 10%
-Leite semi-desnatado – 8%
-Leite desnatado – 8%

 

*Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

 

O leite e seus derivados são uma das principais fontes de cálcio na dieta. Isto porque este mineral é mais biodisponível, ou seja, é melhor absorvido do que o cálcio presente em fontes vegetais. O cálcio é essencial para a saúde dos ossos e dentes e assim previne a osteoporose. Além disso, estudos apontam que o cálcio pode impedir um pouco a agregação de gordura e estimular a sua queima.

 

Já a proteína, também presente em boas quantidades no leite e derivados, irá auxiliar no crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização. O alimento também possui vitamina A que é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos ossos. Além disso, ela é importante para a saúde dos olhos, da pele e do cabelo. O nutriente ainda tem um efeito antioxidante que ajuda a proteger o corpo da ação dos radicais livres que colaboram para o envelhecimento precoce das células.

 

A vitamina D também está presente na bebida. Entre os muitos benefícios deste nutriente, destaca-se o seu papel fundamental na saúde dos ossos. Isto porque ela ajuda a aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, colabora na fixação desse mineral e do ferro nos ossos e nos dentes e ainda ajuda a impedir a perda da massa óssea.

 

O leite ainda conta com as vitaminas do complexo B, que apesar de estarem no alimento em menores quantidades, estão associadas ao bom funcionamento do sistema nervoso. A bebida conta com o potássio que é importante para a saúde do organismo como um todo, pois está envolvido em diversas funções. Ele atua na contração muscular, tem papel fundamental no bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda a proteger o organismo da hipertensão e das doenças cardiovasculares.

 

O alimento possui um aminoácido chamado triptofano que ajuda na sensação de calma e bem-estar, relaxa os músculos, induz o sono e aumenta quantidade de serotonina no cérebro.

 

 

 

Benefícios comprovados do leite

 

Bom para os ossos e dentes: O leite e seus derivados são muito importantes para a formação dos ossos e dentes na infância e adolescência e para a manutenção de ambos durante a vida adulta. Isto ocorre principalmente porque a bebida é rica em cálcio, nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes. Além disso, o alimento conta com a vitamina A, necessária para o crescimento e desenvolvimento dos ossos. A vitamina D também está presente no leite e ajuda a aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, colabora na fixação deste mineral e do ferro nos ossos e nos dentes e ainda ajuda a impedir a perda da massa óssea.

 

Previne osteoporose: A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo – em alguns casos, pode ocorrer as duas coisas. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.

 

O leite ajuda a prevenir esta doença por conter boas quantidades de cálcio e também por ter vitamina D. Isto porque a produção e manutenção de ossos e tecidos ósseos pode ser afetada quando não há cálcio suficiente para produzir o esqueleto e suprir toda a demanda do mineral do resto do corpo. Já a vitamina D é importante porque contribui para que o corpo absorva o cálcio. Assim, a ingestão insuficiente de cálcio ou a má absorção desse mineral pode ser uma das causas da osteoporose.

 

Ajuda a emagrecer: Um estudo feito na Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e publicado no Journal of The American College of Nutrition observou que pessoas que consomem mais leite tem menor risco de desenvolver obesidade.

O leite ajuda na perda de peso  - Foto: Getty Images
O leite ajuda na perda de peso

 

Os pesquisadores sugerem que o alto teor de cálcio presente no leite ajuda na perda de peso. Isto porque, segundo os autores, na falta de cálcio, há uma maior tendência para que as células reduzam a queima de seus estoques de gordura.

 

Outro mecanismo da ação do cálcio é baseado no fato deste nutriente ter o potencial de se ligar a molécula de gordura e, com isso, impedir sua absorção pelas células. É importante ressaltar que pessoas que buscam o emagrecimento devem optar pelas versões semi-desnatada ou desnatada.

 

Proporciona bem-estar: O leite conta com triptofano. Trata-se de um aminoácido que proporciona a sensação de calma e bem-estar. A substância relaxa os músculos e induz ao sono, por isso, tomar um copo de leite antes de dormir é uma ótima ideia.

 

Previne diabetes tipo 2: Estudos apontam que a redução do cálcio e da vitamina D no sangue aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Por isso, o consumo do leite, que é fonte de cálcio, e ainda possui vitamina D, é uma boa forma de prevenir esta doença.

 

 

Créditos:
- Trechos da matéria retida do site minhavida.com.br - Escrito por: Bruna Stuppiello
Veja a matéria completa nesse Link: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18018-leite-beneficios-nutrientes-e-importancia-de-consumir
Todos os direitos reservados | Godam | 2016